quarta-feira, 28 de dezembro de 2016



HISTÓRIA ADMINISTRATIVA/BIOGRÁFICA/FAMILIAR
A freguesia de São Pedro de Ferreira, comarca de Santo Tirso pelo Decreto nº 13.917, de 9 de Julho de 1927, era igreja colegiada da apresentação do bispo do Porto, segundo Carvalho da Costa, no couto de Ferreira, no antigo concelho de Aguiar de Sousa. D. Manuel deu-lhe foral em Lisboa, a 15 de Setembro de 1514. Em 1839 aparece na comarca de Penafiel; em 1852, na de Santo Tirso e, em 1878, na de Lousada. Pertenceu ao extinto bispado de Penafiel. Arcediagado de Aguiar de Sousa (século XII). Comarca eclesiástica de Penafiel - 5º distrito (1856; 1907). Vigararia de Paços de Ferreira (1916; 1970).

A freguesia de Ferreira tem um período fundamental na história central do concelho, aquela em que os emigrantes povoadores, vindos do norte asturiano e também da zona do Mondego, fugidos a Almançor, encontraram aqui terras férteis e livres para refazer o seu habitat.
Ferreira é vagamente citada quando, em meados do século X, Mumadona faz doação ao mosteiro de Guimarães de terras "inferreira", onde teria também uma "eclesia vicabulo sancto petro". Nada se conhece desse que se imagina pequeno e simples templo.


Outras Freguesias do Concelho
X Carvalhosa   
As ligações a outras Freguesias
Se precisar dados de alguma outra
Freguesia de Portugal, envie um email.


Sem comentários:

Enviar um comentário